Jogos de Geografia

Os Jogos no ensino de Geografia

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Recurso pouco aplicado na sala de aula, contudo tem elevado valor no ensino, por criar certa expectativa, ansiedade e entusiasmo nos alunos.l

Desenvolve uma melhor coordenação motora, ativa o raciocínio lógico e melhora a habilidade nas tomadas de decisões.
Objetivo:

Propiciar aos alunos aprendizado lúdico e motivador, desenvolvendo habilidades cognitivas (atenção, observação, interação e participação)
Revisar, fixar, avaliar conteúdos, além de propiciar a integração dos alunos;
 Despertar no aluno o espírito de trabalho em grupo, socializar.
Para os docentes: inovação no processo de ensino e aprendizagem.

Os jogos pedagógicos são ao mesmo tempo lúdicos e válidos numa variedade de contextos de aprendizagem e oferecem um contato simulado com a realidade.
Este instrumento possibilita um ambiente sem fluência a se tornar descontraído e vivo, porque motiva os participantes a concentrarem seus esforços para atingir as metas. 

os jogos podem ser adaptados para aplicação de conceitos trabalhados como reforço ou avaliação, neste os alunos são sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem.
Para elaboração e posterior utilização de um jogo é necessário toda uma preocupação em relação ao material, conteúdo, ambiente, divisão da quantidade de pessoas por jogo ou por partida.  
Proposta Didática Para Aplicação do jogo

Quando um jogo é aplicado em sala de aula é preciso ter alguns cuidados para que seu uso seja eficaz no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Para tanto sugere-se que sempre que for usado este instrumento o professor dever planejar o seu uso elaborando um proposta didática para o mesmo tendo:
1 – Ano
2 - Conteúdo
3 - Objetivo
4 - Metodologia (indicar forma de aplicação durante o processo de ensino; materiais necessários; regras do jogo: perguntas ou dicas sobre o conteúdo)

Jogos


Batalha naval, quebra-cabeça, bingo geográfico, Bingo da Industrialização e Urbanização Brasileira; jogo da velha, trilha geográfica, dominó dos estados brasileiros, dominó geográfico da região sul, jogo das Três Pistas; jogo da memória associativa, caça ao tesouro, caça palavra, palavra cruzada, jogo das convenções cartográficas, Jogo da Velha: Massas de ar e frentes, Jogo da forca, Jogo Rouba Monte da Ásia e da ÁfricaJogo - Banco da Geologia; Perfil Geojogo; Excursão subterrânea; Corrida ao desenvolvimento sustentável;Trilha da composição e estrutura vertical da atmosfera; Baralho geológico; Cara a cara geológico; Jogo da memória mineralógico; A COPA DO MUNDO EM SALA DE AULA – CONHECENDO OS PAÍSES http://www.uems.br/portal/cursos/repositorio/47_2012-05-09_10-44-29.pdf;

JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DA REGIÃO SUL DO BRASIL





Dominó Geográfico - Estados Brasileiros

Procedimentos
1. Confeccionar 27 peças com formato retangular, medindo 6 cm x 3 cm.
2.         Traçar linhas que dividam cada peça em duas partes iguais.
3.         Desenhar o contorno ou escrever o nome de um dos estados brasileiros em um dos lados de cada peça.
4.         Fazer o mesmo do outro lado da peça, cuidando para que o nome ou o contorno do estado seja escrito ou desenhado uma única vez na peça. O nome ou o desenho de cada um dos 26 estados deve aparecer duas vezes.
5.         A 27ª peça deve representar o Oceano Atlântico e ser adotada como peça curinga, podendo ser colocada na seqüência de qualquer estado banhado pelo mar.
6.         Depois da confecção das peças, iniciar o jogo. Dividir a turma em grupos de três a quatro componentes. Cada grupo deve ter um dominó geográfico completo com as 27 peças e cada integrante do grupo deve ter um mapa político do Brasil.
7.         Sentado no chão e com as peças viradas para baixo, cada integrante do grupo escolhe sete peças. As demais são deixadas de lado para serem "compradas" por um jogador que não tenha a peça da vez.
8.         Inicia o jogo o aluno que tem em mãos a peça curinga ou que contém os estados com maior extensão territorial. Em sentido horário, o próximo jogador deve colocar no chão uma peça que contenha um estado vizinho ou o mesmo estado. A peça do Oceano Atlântico poderá ser usada na seqüência de qualquer outra que contenha um estado banhado pelo mar.
9.        Caso o jogador não possua a peça adequada, pode comprar no máximo duas. Se não conseguir a peça exigida, deve passar a vez.
10.    As peças devem ser colocadas sucessivamente, como em um dominó. Ganha o jogo o aluno que ficar sem peças primeiro.
Os alunos observam com atenção o mapa do Brasil e a posição geográfica dos estados brasileiros durante todo o jogo. A idéia pode ser repetida com os países da América ou de outros continentes.

Bibliografia
Apostila Expoente – 6ª Série.






Bingo Geográfico dos Estados Brasileiros
SÉRIES: 5ª e 6ª
Objetivo: Trabalhar com as direções cardeais e colaterais; configuração dos estados brasileiros.
Aplicação: após o conteúdo

Desenvolvimento:
1) Pedir para os alunos desenhar em um pedaço de papel seda ou plástico transparente a rosa-dos-ventos, com os pontos cardeais e colaterais. Fixar a rosa-dos-ventos em cima do mapa político do Brasil (ambos deve ter o mesmo tamanho, sugere-se o folha A4)



2) Montar as cartelas (16 quadradinhos cada cartela)
3) Colocar o nome do estados Brasileiros no quadro com sua sigla e pedir para os alunos montar sua própria cartela, eles deverão escolher 15 estados e reservar um quadradinho com a palavra bingo (conforme imagem modelo). Aqui também o professor pode entregar as cartelas prontas com os estados definidos só que tem         que ser uma diferente da outra.
4) Preparar uma dica para cada estado (veja a abaixo as dicas deste jogo).
5) Escrever as dicas em um pedaço de papel e colocar dentro de uma sacola, para serem sorteadas e cantadas conforme um bingo normal. Para identificar as dicas, o aluno deverá posicionar a sua rosa-dos-ventos no mapa do Brasil, reconhecendo as direções cardeais e colaterais.
6) Aqui você deverá definir como será a sequência de ganhadores. Quem marcar uma coluna.... cartela cheia... etc.


Dicas:
1 – Sul de SC (RS)
2 – norte do RS (SC)
3 – sudeste do MS (PR)
4 – sul do MT (MS)
5 – oeste e noroeste de GO (MT)
6 – sul de TO (GO)
7 – norte e nordeste do PR (SP)
8 – Norte e nordeste de SP (MG)
9 - sudeste de MG (RJ|)
10 – Nordeste do RJ (ES)
11 – oeste do PI (MA)
12 – norte de GO (TO)
13 – nordeste de GO (BA)
14 – leste do MA (PI)
15 – nordeste do PI (CE)
16 – leste do CE (RN)
17 – sul do RN (PB)
18 – sul da PB (PE)
19 – sul de PE (AL)
20 – sul de AL (SE)
21 – noroeste do MA (PA)
22 – Norte do PA (AP)
23 – oeste do PA (AM)
24 – norte do AM (RR)
25 – sudoeste do AM (AC)
26 – sul do AM (RO)


Exemplo de cartela de Bingo para outro tema: aqui primeiramente é preparado as perguntas, numeradas e o professor canta a pergunta referente ao número que sair, se o aluno não souber a resposta o professor fala o número como no bingo normal.



Jogo da Velha


Alunos: Alessandra, Lais, Uelisson, Silvana
Ano: 7° ano
Objetivo: Proporcionar aos alunos de forma dinâmica e lúdica a revisão do conteúdo sobre os tipos de clima do Brasil.
Materiais necessários: Nove diferentes cores de papel cartão ou o papel de sua preferência
Tesoura, cola, régua, base de papelão.
*Passo a passo: Medir a base de papelão 35 cm X 38 cm, a seguir encapa-lo com papel dobradura marrom.
Medir os papéis coloridos 10 cm X 10cm., recorta-los totalizando-os 9, pois cada cor é referente a uma pergunta.
Em seguida colá-los na base do papelão.
Fazer um molde do X e do O, que simbolizará cada jogador.
Formular 09 perguntas referentes ao tema da revisão da aula: Tipos de Clima do Brasil.
*Regra: 
Inicialmente forma-se as equipes, a equipe do X e a equipe do 0.
A equipe que iniciar o jogo deve escolher o quadrado que deseja marcar o seu símbolo e então o controlador do jogo deve fazer a pergunta correspondente a cor do quadrado, caso a equipe acerte o símbolo é marcado, porém se a equipe errar passará sua vez à outra equipe, sem obter pontuação. A equipe que primeiro marcar uma sequência de três símbolos ganha o jogo.

Perguntas sugeridas:
1.     (cor azul claro) Quais os tipos de clima que ocorrem no Brasil? Subtropical, tropical, equatorial e semi-árido.
2.     (cor amarela) Onde se encontra o clima equatorial? Nas proximidades da linha do Equador, onde os raios solares atingem o planeta com maior intensidade.
3.     (cor vermelha) Que tipo de clima encontra situado próximo aos trópicos? Clima Tropical
4.     (cor laranja) Em que áreas se situa o clima temperado? Na área situada entre o trópico o círculo polar.
5.     (cor rosa) Clima da região sul do Paraná com temperaturas médias anuais entre 15° C e 20° C? Clima subtropical
6.     (cor verde bandeira) Quais regiões abrangem o clima frio? Em áreas próximas aos círculos polares ou em grandes altitudes.
7.     (cor verde escuro) Que tipo de clima abrange grandes extensões da superfície terrestre, onde a precipitação é muito baixa? Clima desértico.
8.     (cor azul escuro) Que tipo de clima que se situam no interior no nordeste brasileiro? Tropical Semi-árido.
9.     (cor marrom) Clima de áreas altas na região Sudeste presente em Campos do Jordão - SP? Tropical de Altitude


Tipos de Tabuleiro de Jogo da Velha


 Bingo Geográfico das Fronteiras Naturais do Globo
Julia Leite e Gabryella Roque.
Objetivo: Compreender de forma lúdica as principais fronteiras naturais do globo.
Aplicação: Após o conteúdo.
Desenvolvimento:
1- Montar as cartelas (9 quadradinhos cada cartela)
2- Escolher o nome de 8 respostas relacionadas ao capitulo: As fronteiras naturais do mundo e escrever aleatoriamente nos quadrados, no quadrado restante escrever a palavra bingo.
3- Preparar questões relacionadas ao capitulo. Deve haver uma dica para cada resposta.
4- Escrever as dicas em um pedaço de papel e colocar dentro de uma sacola, para serem sorteadas. Para identificar as dicas, o aluno poderá utilizar o caderno com o conteúdo já aplicado.
Dicas:
1- Camada gasosa que envolve a Terra: Atmosfera
2- Compreende as águas oceânicas dos rios, lagos, as águas subterrâneas e as chuvas: Hidrosfera
3- Parte da Terra onde estão os seres vivos: Biosfera
4- Unidade natural caracterizada pelas interações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente: Ecossistema.
5- Comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes: Biomas.
6- São as diferentes condições de temperatura chuva e incidência de luz solar nas várias regiões do planeta que facilitam ou impedem a existência da: Vida.
7- O bioma mais frio do mundo, ocorre no Alasca: Tundra.
8- Bioma que aparece nas grandes cadeias como os Andes: Vegetação rasteira de montanhas.
9- O fator climático que caracteriza esse bioma é a altitude: Taiga.
10- Bioma que possui as estações do ano bem definidas: Floresta temperada.
11- O Bioma onde encontramos maior biodiversidade: Florestas tropicais.
12- Atinge grandes amplitudes térmicas, podendo atingir 50°C de dia e cair para -1°C a noite: Deserto.
13- Suas características básicas destacam- se nas margens da região banhada pelo Mediterrâneo: Formações Mediterrâneas.
14- Bioma seco, frio cm vegetação rasteira, é encontrado na China: Estepes.
15- Essa mesma vegetação é conhecida como Pampa na América do Sul: Pradaria.
16- Formações típicas de regiões de clima tropical, com uma estação chuvosa e outra seca: Savanas.
 
 Bingo: Impactos Ambientais e Agricultura
Autores: Alana e Renato
Série: 7ª e 8º
Objetivo: Trabalhar com os alunos sobre os diferentes tipos de impactos e de agricultura que ocorrem em nosso planeta.
Aplicação: Após o conteúdo.
Desenvolvimento:
1 – Montar as cartelas (16 quadrinhos cada cartela).
2 – Preparar dicas relacionadas ao assunto.
3 – Escrever 25 dicas em pedaços de papel e colocar dentro de um saquinho, para serem sorteadas.
Dicas:
1 – Desequilíbrio provocado pela ação do homem sobre o meio ambiente.
2 – As mais ricas em biodiversidade.
3 – Erosão e empobrecimento do solo.
4 – Abrange a Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Guianas e o Brasil.
5 – Prejudicial à saúde e a agricultura.
6 – Técnica comum em países asiáticos como China e Japão.
7 – Feito em terrenos com baixo declive.
8 – Além de evitar erosão garante equilíbrio orgânico do solo.
9 – O termo latim significa sujar.
10 – Resultado do lançamento de enorme quantidade de gases na atmosfera.
11 – Principais poluentes lançados na atmosfera por automóveis e fábricas.
12 – Fenômeno típico de grandes aglomerações urbanas.
13 – Derretimento das geleiras e elevação do nível dos oceanos.
14 – Resultantes da elevação exagerada dos níveis de acidez na atmosfera.
15 – Problema devido à elevação da população e ao estímulo do consumismo.
16 – Depósitos a céu aberto.
17 – Comum em lugares onde se ganha bastante calor durante o dia e se perde a noite.
18 – Um outro tipo de inversão térmica em São Paulo.
19 – Restos de alimentos cozidos ou não.
20 – Resíduos de seringas, ampolas, curativos e materiais cirúrgicos.
21 – Formado por resíduos de usinas nucleares.
22 – Provoca a morte de peixes e plantas.
23 – Lançamento de esgoto urbano.
24 – Excesso de barulho.
25 – Recolhimento de detritos inorgânicos.
Respostas:
1- Impacto ambiental
2- Florestas Tropicais
3- Desmatamento
4- Floresta Amazônica
5- Agrotóxicos
6- Terraceamento
7- Curvas de nível
8- Associação de Culturas
9- Poluição
10- Poluição do ar
11- Monóxido de carbono
12- Ilhas de Calor
13- Efeito Estufa
14- Chuvas ácidas
15- Lixo sólido
16- Lixão
17- Inversão Térmica
18- Efeito tampão
19- Lixo orgânico
20- Lixo hospitalar
21- Lixo atômico
22- Poluição dos rios
23- Poluição de mares
24- Poluição sonora
25- Reciclagem.

BINGO CLIMÁTICO
CONFECÇÃO: BRUNO L. BENTO E JAQUELINE P. ROCHA
SÉRIE: 2º ANO
OBJETIVO: REVISAR OS CONTEÚDOS APRENDIDOS SOBRE OS TIPOS DE CLIMAS
APLICAÇÃO: REALIZAR A ATIVIDADE APÓS O CONTEÚDO SER EXPLICADO EM SALA DE AULA
DESENVOLVIMENTO:
1) Montar as cartelas (12 quadrinhos cada cartela).
2) Escolher nomes de 11 fatores relacionados ao clima, sendo escrito aleatoriamente nos quadrados, o quadrado restante escrever a palavra bingo.
3) Preparar questões relacionadas aos tipos de climas, sendo que deve haver uma dica para cada resposta.
4) Escrever as dicas em um pedaço de papel e colocar dentro de uma sacola, para serem sorteadas.
DICAS:
1) Massa de ar fria que atinge o Brasil?
R= Massa Polar Atlântica
2) Fator que influência as temperaturas mais baixas registradas na serra?
R=Altitude
3) É a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação a linha do equador?
R=Latitude
4) Região climática localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio?
R=Zona Tropical
5) Massa de ar quente e úmida originária da Amazônia?
R=Massa Equatorial Continental?
6) Tipo de chuva formada quando uma nuvem carregada sobe e se depara
com o relevo montanhoso?
R= Chuva Orográfica
7) Cima quente e úmido o ano todo, não apresentando as quatro estações do ano, mas sendo possível a identificação de uma estação chuvosa e uma menos chuvosa?
R= Clima Equatorial
8) Clima predominante nas regiões localizadas entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio?
R=Clima Tropical
9) Clima caracterizado em regiões de médias latitudes, ou seja, entre o dois trópicos e os dois círculos polares?
R=Clima Temperado
10) É o clima predominante na costa leste do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até São Paulo?
R=Clima Tropical Úmido
11) Fator dinâmico que influência sobre os climas do Brasil?
R=Massas de Ar
12) Massa quente e seca originária da América do Sul, atua sobre tudo no Centro-Sul do Brasil?
R=Massa Tropical Continental
13) Clima do sertão nordestino?
R=Clima Semi-Árido
14) Fenômeno causado pala Massa Polar Atlântica quando atinge ela atinge o sul da Amazônia?
R=Friagem
15) Áreas de transição entre massas de ar diferentes?
R=Frente
16) As principais características dos climas no Brasil, em virtude de sua posição geográfica?
R=Tropicalidade
17) O Brasil é influenciado predominantemente pelas massas de ar?
R=Massas de ar quente e úmidas
18) Tipo climático que abrange da costa do Nordeste e do Sudeste do Brasil e sofre influência da Massa Tropical Atlântica?
R=Clima Litorâneo Úmido
 
Bingo Geográfico do Paraná
Autores: Daniel J. N. Pitoli, Janio Parusse, Roberto Camargo
Dicas:
1- Parque localizado no Estado do Paraná que tem uma taça como símbolo.
R,, Vila Velha
2- Principal hidrelétrica da América do Sul.
R,, Itaipu
3- Parque no Estado do Paraná que tem o Canyon formado pelo rio Iapó.
R,, Guartelá
4- Principal atrativo turístico do Parque Nacional do Iguaçu.
R,, Cataratas
5- Cidade onde está localizado o porto de exportação do Paraná.
R,, Paranaguá
6- Cidade do norte do Paraná que possui a maior jazida de carvão mineral do Estado.
R,, Figueira
7- Cidade do sul do Paraná onde a PETROBRAS extrai o Xisto Perubetuminoso.
R,, São Mateus do Sul
8- Rio que a SANEPAR utiliza para o abastecimento de água no município de Cornélio Procópio.
R,, Rio Congonhas
9- Cidade do norte do Paraná, colonizada principalmente por japoneses.
R,, Assaí
10- Rio que faz divisa entre os Estados do Paraná e São Paulo no município de Carlópolis (PR).
R,, Rio Paranapanema
11- Maior rio em extensão genuinamente paranaense.
R,, Rio Iguaçu
12- Cidade paranaense onde se localiza o Parque Estadual do Cerrado.
R,, Jaguariaíva
13- Cidade no noroeste do Paraná que sofre o processo de arenização.
R,, Paranavaí
14- Serra que divide o 2º para o 3º planalto paranaense.
R,, Serra da Boa Esperança
15- Rio que atravessa a Mata São Francisco no município de Cornélio Procópio e Santa Mariana.
R: Ribeirão Araras
16- Serra que divide o 1º do 2º planalto paranaense.
R,, Escarpa Devoniana

Bingo Geográfico dos Biomas e Climas do Mundo
Denize e Ana Paula
Série:
Objetivo: Localizar os tipos de bioma e clima existentes no mundo, por meio de um mapa físico. Reconhecer as características de cada um desses biomas e climas.
Aplicação: Após o conteúdo.
Desenvolvimento:
1) Em dupla, entregar um livro didático para cada uma delas para que possam fazer uma leitura prévia a respeito dos temas: Grandes Biomas do Mundo e Climas do Mundo.
2) Entregar um Atlas para cada dupla, para que possam localizar os biomas e climas “cantados” durante o Bingo.
3) Distribuir as cartelas com os nomes dos climas e biomas escritos de maneira aleatória.
4) Previamente escolher e escrever em dicas que serão colocadas dentro de um saco e sorteadas pelo professor, se necessário durante o Bingo, os alunos poderão além do Atlas, consultar também o livro didático.
Dicas:
- Esse bioma ocorre na região próxima ao Oceano Glacial Ártico, englobando o Alasca, o norte do Canadá, a Groelândia, Norte da Rússia e da Escandinávia.
Tundra.
- Este tipo de Bioma ocorre nas grandes altitudes, é caracterizado por uma vegetação rasteira. 
Montanhas.
- Nesse bioma, os invernos são muito rigorosos, com queda de neve e presença de plantas aciculifiadas. 
Taiga
- Esse bioma possui as estações do ano bem definidas, com árvores perdendo suas folhas no inverno. 
Floresta Temperada.
- Esse tipo de Floresta é marcada por uma rica biodiversidade. Possui estações do ano com grande quantidade de chuva. 
Florestas tropicais.
- Neste tipo de Bioma, os solos são sempre muito pobres, pedregosos, com presença de plantas xerófitas. 
Deserto.
- Tipo de Bioma marcado por vegetação herbácea, que no Brasil recebe o nome de pampa. Pradarias.
- Esse tipo de bioma localiza-se entre uma floreta tropical e um deserto. 
Savanas.
- Clima com médias térmicas de cerca de -35°C no inverno, atingindo 10°C no verão.
 Glacial.
- Tipo de clima com estações do ano bem definidas com neve no inverno.
 Temperado.
- Tipo de clima Tropical que ocorrem em áreas próxima ao Equador.
 Equatorial.
- Tipo de clima com pequena quantidade de chuvas. 
Desértico.
- Este tipo de clima é ligado as grandes altitudes das cadeias montanhosas. 
De montanha.
- Encontrado em áreas entre os climas tropical e temperado. 
Subtropical
- Tipo de clima caracterizado por escassez de chuvas e são má distribuídas. 
Semi-árido.

Bingo das Indústrias no Brasil.
EDILAINE B. NOGUEIRA E MARY H. TORRES.
Dicas
1) Responsável pela infra-estrutura necessário para a instalação de indústria no Brasil nos anos 30 e 45: (Getúlio Vargas).
2) Que acontecimento externa que beneficiou na industrialização no Brasil (2ª Guerra Mundial).
3) Devido as dívidas internas, como os anos 80 e 90 ficou conhecido? (década perdida)
4) O que passou a controlar a industrialização e economia no Brasil? (O capital transnacional).
5) Durante o período colonial, até que ano era proibida a instalação de estabelecimentos comerciais e industriais no Brasil? (1808)
6) Qual a Região do Brasil há uma maior concentração de indústrias? (Sudeste)
7) Qual a Região do Brasil há uma menor concentração do Brasil? (Norte)
8) Criado com o objetivo de combater a inflação que assolava a economia brasileira? (Plano Real).
9) Como se chama a disputa travada por estados e municípios para receber as instalações de grandes empresas transnacionais? (Guerra fiscal).
10) Como se chama o processo que ocorre nas empresas que fogem de lugares muitos industrializados? (dispersão industrial).
11) Que Estado possui todos os pólos industriais? (São Paulo).
12) Que Estados onde os seus principais ramos industriais são: Metalúrgico, químico, mecânico e o extrativismo mineral? (Minas Gerais).
13) Que Estado que está no 2º lugar em crescimento de produção industrial (Rio de Janeiro).
14) Que Estado menos industrializado do Sudeste? (Espírito Santo)
15) Segunda Região mais industrializada no Brasil? (Região Sul)
16) Que Estado que possuí um parque industrial mais dinâmico e diversificado da Região Sul? (Rio Grande do Sul).
17) Que Estado que além do setor automobilístico destaca-se também pela indústria de papel e celulose? (Paraná).
18) Que Estado possuí o Vale do Itajaí? (Santa Catarina)
19) Que região que está crescendo industrialmente através dos incentivos fiscais? (Região Nordeste).
20) Região que possuí uns maiores fornecedores de matérias-primas para a produção de medicamentos genéricos? (Região Centro-Oeste).
 
Bingo Geográfico dos Países da Europa
Série: 1º E.M
Objetivo: Trabalhar conceitos através da Cartografia, os aspectos físicos, sociais e econômicos dos países da Europa.
Aplicação: A execução do Bingo Geográfico deve ser feita, após ser aplicado o conteúdo referente ao tema em sala de aula.
Desenvolvimento:

1- Em um pedaço de Cartolina deve ser feito dez quadrados, com os nomes dos países.
2- Escolher o nome de quinze países e de modo aleatório escrevê-los nos quadrados, e no quadrado central, escrever a palavra BINGO.
3- Preparar questões relacionadas às configurações físicas, sociais e econômicas dos países Europeus.
4- Os alunos devem ter em mãos o mapa da Europa para a realização do jogo.
5- Confeccionar as dicas, e o aluno deve posicionar sua rosa-dos-ventos sobre o mapa da Europa, reconhecendo as direções cardeais e colaterais.
Dicas
1-Qual o país Europeu foi pioneiro na Revolução Industrial?
R= Inglaterra
2- Qual dos países Europeus fica abaixo do nível do mar, também sendo conhecido com Países Baixos?
R= Holanda
3- Este país pertence ao Reino Unido, e frequentemente relata-se através das mídias existentes os conflitos de caráter religioso com a Inglaterra que é a sede da coroa Britânica.
R= Irlanda do Norte
4- Este país Europeu foi o berço da civilização Ocidental, é comumente conhecido por seus inúmeros filósofos que foram precursores da filosofia, e na atualidade, passa por uma séria crise econômica.
R= Grécia
5- É conhecido por ter sido dividido ao meio durante a Guerra Fria e por ser a quarta maior economia mundial.
R= Alemanha
6- Este país é famosamente conhecido por abrigar parte dos Alpes, e também pela sua natureza mais interiorana em relação aos demais países Europeus.
R= Suíça
7- O formato territorial deste país é de uma bota.
R= Itália
8- O Brasil foi colônia deste país Europeu.
R= Portugal
9- Este país é referência mundial pela sua qualidade vida, estando ranqueado na primeira colocação no ranking do IDH, ranking esse, que é divulgado anualmente pela ONU.
R= Noruega
10- Juntamente com Portugal, Gibraltar e uma pequena porção do território Francês este país compõe a Península Ibérica.
R= Espanha
11- O país fica ao norte da Alemanha, e ao seu norte fica o oceano.
R= Dinamarca
12- O país fica nos Bálcãs e abriga a região da Transilvânia, região essa, famosamente conhecida no mundo cinematográfico.
R= Romênia
13- Fica na Escandinávia e ao leste da Noruega.
R= Suécia
14- Este país fica ao norte da Inglaterra.
R= Escócia.
15- Foi sede do Pacto de Varsóvia e sua capital leva o nome desse acordo.
R= Polônia.

Trilha Geográfica

Ano: Ensino Fundamental.
Objetivo: adequado ao conteúdo.
Metodologia:
Aplicar após explicação do conteúdo;

Fazer uma trilha contendo quadrinhos que deverão ser percorridos conforme as regras do jogo, ganha quem terminar primeiro a trilha.




Bingo dos Estados Brasileiros
Elieder da Silva Souza.
Gabriella Araújo de Lima Silva.
Isaac Vilela dos Santo Junior
Dicas
- A Ilha de Fernando de Noronha localiza se no estado...
- Estado onde esta instalada a hidrelétrica binacional ITAIPU...
- Estado que abriga as usinas nucleares Angra I e II...
- O mais famoso Carnaval de rua do País...
- O estado mais populoso do Brasil...
- Estado que tem predomínio da vegetação Pantanal...
- Estado que abriga maior floresta tropical do mundo...
- Estado famoso por suas dunas - Parque nacional de Lençóis...
- Estado onde se encontra rio de águas termais...
- Atrai turistas pelo fato de em alguns períodos do ano nevar...
- Ilha de Marajó...
- Quem nasce nesse estado é denominado Capixaba...
- Estado anexado ao país por ultimo...
- Nascente do rio São Francisco...
- Maior Produção agrícola da região Centro Oeste...

BINGO CLIMATICO
Juliene, Lucas e Reginaldo
Série: Ensino Fundamental – 5ª série
Objetivo: trabalhar os climas do Continente Americano
Desenvolvimento:

1) Coloque o mapa mundi na frente do quadro negro, e delimite o Continente Americano como foco de Estudo.
2) Montar as cartelas (12 quadrinhos cada cartela)
3) Escolher o nome de 11 climas do Continente Americano, escrever os nomes aleatoriamente nos quadrados e no restante escreva a palavras BINGO.
4) Preparara questões relacionadas aos climas – “Clima predominante na Amazônia”. Deve haver uma dica para cada clima.
5) Escrever as dicas em um pedaço de papel e colocar dentro de uma sacola para serem sorteados. Para identificar o aluno deve ter estudado esse conteúdo (Climas do Continente Americano) em sala de aula.
Dicas:
Climas
1 Qual a predominância de tipo de clima na maior ilha do mundo a Groenlândia ?
R Calota de gelo.
2 De acordo com o mapa a maior parte do território brasileiro possui que tipo de clima?
R Tropical típico ( seco/ úmido)
3 Observando o mapa percebemos na parte norte do território brasileiro que tipo de clima?
R Equatorial úmido.
4 Em relação ao continente americano, as características de baixo índice de pluviosidade, solo árido e flora esparsa e seca, existe? Se existir qual o nome deste clima?
Sim, Desértico tropical.
5 Ao Sul da América do Sul, e uma certa região dos EUA próximo a um deserto existe um clima que esta associado a um tipo de vegetação, baixa e esparsa, que clima é esse?
R Estepe Tropical.
6 Qual o clima predominante na costa do Chile?
R Desértico de Costas ocidentais.
7 Devido as altas temperaturas da linha do equador, a região norte do Brasil possui que tipo de clima?
R Litorâneo com ventos alísios.
8 O Sudeste norte americano tem predominância de que tipo de clima?
r: Subtropical úmido.
9 Que tipo de clima possui as regiões do litoral ocidental sul e norte das Américas de acordo com o mapa?
R Marítimo de Costas Ocidentais.
10 Conforme o mapa, que tipo de clima ocorre entre a região de 30 e 50 graus de latitude no continente americano, ao sul e norte?
R Desértico de latitude média.
11 Na região norte Argentina, ocorre determinado tipo de clima, que tipo é esse de acordo com mapa?
R Estepe de latitude média.
12 Qual tipo de clima ocorre na fronteira dos EUA e Canadá do lado do atlântico?
R Continental úmido.
13 Em sentido Sul, após a Tundra, que tipo de clima predomina no Canadá?
R Continental Subártico.
14 De acordo com o mapa Qual é a predominância no Norte da América do Norte?
R De tundra.
15 Em uma grande parte parte da América do Sul e do Norte, existem altas montanhas que tipo de clima se encontra nessas terras?
R De Terras Altas.
16 Qual o tipo de clima esta próximo ao Ártico, nas Américas?
R De Tundra.
17 Qual a predominância em relação ao clima na América Central?
R Tropical típico (seco/úmido).
18 Tipo de clima de acordo com o mapa que acompanha a Cordilheira dos Andes?
R De terras altas.
19 A ilha de Cuba possui qual tipo de clima?
R Tropical típico (seco/úmido).
20 As Ilhas Malvinas ao sul da América do sul, possuí que tipo de clima?
R Marítimo de costas ocidentais.

Bingo Geográfico dos Biomas Brasileiros e suas Atividades Econômicas
Antonio Claudio Miranda
Beatriz de Paula Ramos
Séries: 2º e 3º
Objetivo: Analisar os biomas brasileiros e suas atividades econômicas
Aplicação: após o conteúdo
Desenvolvimento:
1) Montar as cartelas (09 quadradinhos cada cartela)
2) Escolher a resposta de 08 dicas e escrever aleatoriamente nos dos quadrados, o quadrado restante escrever a palavra bingo.
3) Preparar questões relacionadas aos biomas brasileiros. Deve haver uma dica para uma.
4) Escrever as dicas em pedaço de papel e colocar dentro de uma sacola, para serem sorteadas.
Dicas:
1- Maior Floresta Tropical ao norte do país (Amazônia)
2- Característica da Floresta Amazônica (Vegetação Latifoliada)
3- O segundo bioma mais extenso do Brasil (Cerrado)
4- Bioma que apresenta espécies de quase todos os biomas brasileiros (Pantanal)
5- O único bioma exclusivamente brasileiro (Caatinga)
6- Região que se encontra a mata das Araucárias (Sul)
7- Floresta que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul margeando o litoral (Mata Atlântica)
8- Formações vegetais em que predomina a vegetação herbácea no Sul (Campos)
9- Bioma que possui solos arenosos e salinos (Manguezais e psamófilos)
10- Ave símbolo das araucárias (Gralha Azul)
11- Bioma de transição entre a Caatinga e a Amazônia (Mata dos Cocais)
12- Único Rio perene que atravessa a Caatinga (Rio São Francisco)
13- Principal atividade econômica do Pantanal Mato Grossence (Pecuária)
14- Atividade econômica importante para as comunidades locais da Amazônia (Extração de recursos naturais)
15- Clima predominante da Amazônia (Clima equatorial úmido)
16- Vegetação do Cerrado está associada a que tipo de clima (Tropical Continental)
17- Os Campos Sulinos estão diretamente ligados a que atividade (Agropecuária)

4 comentários:

  1. Gostei...
    muitos desses jogos posso adaptar para a minha aula piloto e para o estágio ^^

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    1. OLá que bom que gostou dos jogos. Eles podem ser facilmente adaptáveis à realidade das escolas brasileiras e se planejar melhor alguns podem ser feitos com materiais recicláveis, como fazer o dominó com caixinhas de leite ou leite condensado. Abraços.

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  2. De Aline da Costa Venancio
    Oi, gostaria de te agradecer muitíssimo por tudo que aprendi com vc em suas aulas que foram especiais para mim, prof. Jully Gabriela, dei uma oficina ontem para os alunos do ensino médio no colégio aplicação na IV jornada de humanidades, dois dos recursos didáticos que aprendi com vc na faculdade e os alunos gostaram muito, foram o bingo e jogo da velha geográfico, com o tema Múltiplos olhares sobre a América Latina, fiquei muito feliz por ter aprendido e por te-lo aplica-do em sala de aula, mesmo eles não sendo meus alunos...rsrs, ainda não dou aula mas não vejo a hora de começar para mais uma vez colocar em prática as coisas que aprendi com você, principalmente os recursos didáticos. Bjs.

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    1. Olá Aline, fico feliz em saber que está aproveitando os conhecimentos adquiridos na faculdade para enriquecer a sua prática docente. no artigo publicado aqui sobre alfabetização cartográfica tem um jogo lá de Batalha Naval Geográfica, este também é bem legal, vale a pena ver. até mais, abraços.

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