quinta-feira, 8 de março de 2012

Jogo Rouba Monte da Ásia e da África

Autora da Atividade: Mariza Pissinati
Mestre em Geografia pela UEL e Geógrafa da Prefeitura de Londrina - Pr.





Regras do Jogo:
-
O jogo é formado por 20 pares de perguntas e respostas (40 cartas ao todo)
- As cartas são distribuídas sem nenhuma ordem, de forma que todos possam ler as cartas de todos (espalhar suas cartas sobre a mesa, viradas para cima). Não tem problema se alguém ficar só com respostas ou só com perguntas. O importante é que estejam bem embaralhadas.
- O primeiro aluno joga uma pergunta ou uma resposta. Quem tiver o par da carta (que pode ser ele mesmo), joga sobre a primeira e puxa o monte para perto de si.
- O aluno do lado joga outra carta sobre o monte iniciado (não importa se foi ele que fez o último par; deve-se seguir a sequência dos jogadores conforme a posição em que estão na mesa). Quem fizer o par, puxa para perto de si. E assim por diante.
- É interessante que todos saibam a pergunta e a resposta que está sendo jogada, a fim de discutirem se o par está correto ou não e de verem com quem está o par.
- Ganha o Jogo quem estive com o monte no final.

Maquete do espaço Rural - 5º série

Autora da Atividade: Mariza Pissinati Objetivos: apresentar os diversos ambientes e atividades no meio rural através da representação em maquete.
Mestre em Geografia pela UEL e Geógrafa da Prefeitura de Londrina - Pr.



Série:

Procedimento metodológico:
 - Divida a sala em grupos e distribua a cada grupo um tema ligado ao espaço rural: exemplo (propriedade agrícola tradicional, propriedade agrícola moderna, pecuária extensiva, pecuária intensiva, extrativismo, hotel fazenda....)
- Peça a cada grupo que faça uma maquete em casa contemplando o conteúdo sorteado.
- Na aula seguinte os grupos deverão apresentar o conteúdo e sua espacialização na maquete maquete, porém todos os membros do grupo deverão falar algum aspecto sobre o assunto.





terça-feira, 6 de março de 2012

Mapeando Países e Capitais da América do Norte

Autora da Atividade: Mariza Pissinati
Mestre em Geografia pela UEL e Geógrafa da Prefeitura de Londrina - Pr.

LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO NO PLANETA TERRA

Autora da Atividade: Mariza Pissinati
Mestre em Geografia pela UEL e Geógrafa da Prefeitura de Londrina - Pr.

1 – Complete:
a) Em relação à linha do Equador, a maior parte do território brasileiro se localiza no hemisfério ___________________________ou ________________________________.

b) Em relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil se localiza no hemisfério _______________
ou ___________________________________.

c) No limite prático, quantos fusos horários o Brasil possui?

2 – Observe o mapa abaixo. Escreva o nome de cada linha imaginária. Pinte o Brasil de verde, o restante da América de marrom claro e a Antártida de amarelo. Pinte os oceanos de azul e escreva seus nomes.

3 – De acordo com as linhas imaginárias, o planeta Terra apresenta três classes de zonas térmicas. Pinte a zona tropical de vermelho, as zonas temperadas de amarelo e as zonas polares de azul:

BRASIL E SEUS ESTADOS

Autora da Atividade: Mariza Pissinati 1 - Pinte os estados de acordo com as regiões ao qual pertencem (Norte: verde, Nordeste: laranja, Centro-Oeste: rosa, Sudeste: amarelo, Sul: lilás).

Mestre em Geografia pela UEL e Geógrafa da Prefeitura de Londrina - Pr.

2 – Escreva o nome de cada estado, por extenso, de acordo com sua sigla e com sua respectiva capital.

AC –
AM –
RR –
AP –
RO –
PA –
MT –
MS –
MA –
TO –
DF –
GO –
CE –
RN –
PB –
PE –
AL –
SE –
BA –
PI –
MG –
ES –
RJ –
SP –
PR –
SC –
RS –