domingo, 3 de junho de 2012

O USO DO DEBATE COMO TÉCNICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Esta proposta foi publicada nos Anais da VIII Semana de Geografia: Geografia e a Questão Ambiental e V Jornada Científica do Curso de Geografia. ISSN 2238-3816, UENP, Cornélio Procópio – PR, 2012.
O USO DO DEBATE COMO TÉCNICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
BALBINO, Alessandra Cristina
VICARI, Diogo
   LANDGRAF, Elisangela 
SANTOS, Fernando Henrique dos
OLIVEIRA, Jully G. Retzlaf de
Palavra-chave: Técnica de ensino. Globalização.  Debate

Introdução    
O presente trabalho objetiva discutir o Debate como técnica de ensino de Geografia e em específico apresentar uma proposta de ensino utilizando essa técnica para ser trabalhada no 7 ano do ensino fundamental para explicar o conteúdo de Globalização.
O debate no ensino de Geografia se faz relevante, pois, pode contribuir de forma significativa na compreensão de diversos conceitos geográficos que se mostram muitas vezes complexos mediante as mudanças ocorridas no cenário mundial pelo acelerado processo de globalização, bem como possibilita a reflexão de pontos de vista oposto de um mesmo tema.
O debate como estratégia de ensino oferece um ambiente propicio para que os alunos aprendam a argumentar e se tornarem capazes de reconhecer as visões contraditórias a suas afirmações. Podendo desse modo compreender que as idéias quando debatidas coletivamente, podem ser organizadas e reformuladas através da mediação do professor e da contribuição dos colegas. O movimento de trocas de idéias e de construção do conhecimento é reforçado de modo que os alunos tenham a oportunidade de conhecer melhor o caráter coletivo e dinâmico do conteúdo e da atividade a que se propõe.
Para realização deste trabalho foram feitas leituras de bibliografias especializadas no assunto e discussão em grupo para realização da proposta de ensino.
O Debate como Técnica de ensino
            A escola tem papel fundamental na divulgação e na discussão de temas relevantes à nossa sociedade. Mas muitas vezes, esses temas parecem demasiadamente abstratos para professores e alunos. Diante disso faz-se necessário pensar nas técnicas de ensino que serão utilizadas em sala de aula, que tornem a aprendizagem dos conteúdos geográficos mais dinâmica, interessante e significativa para o aluno.
            As atividades são os veículos usados pelo professor para criar situações e abordar conteúdos que permitam ao aluno viver as experiências necessárias para a sua transformação (BORDENAVE; PEREIRA 1978).
O Debate consiste na apresentação do conteúdo confrontando dois grupos, um grupo normalmente defende uma tese específica e o outro grupo debate esta tese negando seus critérios, fazendo assim com que, haja uma discussão de forma civilizada, chegando ao final do debate a uma conclusão de qual das opiniões se assemelha mais ao conteúdo estudado. (WESTPHAL; CARVALHO 1984).
O uso do debate como auxilio para as aulas de geografia tem como objetivo enfrentar pessoas ou no caso temas ambíguos,de idéias opostas para que sua confrontação surjam subsídios para orientar as opiniões do publico presente (BORDENAVE; PEREIRA 1978).
Esta técnica é uma discussão amigável entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suas idéias em questão ou discordar das demais, com a finalidade de ajudar os alunos a analisar diversos aspectos de um tema, problema ou conteúdo. Geralmente debates são longos, e raramente se chega a alguma conclusão, porém, é uma prática considerada saudável onde uma pessoa pode ver vários lados de uma mesma questão. Apresenta-se dois grupos de painelistas, frente a frente, enfrentam pontos de vista sob a coordenação do moderador que regula o intercambio.
(BORDENAVE; PEREIRA 1978).
   O objetivo desta técnica de ensino é fazer com que os alunos se tornem aptos a julgarem o assunto de forma criteriosa conceituando de forma fundamentada a teoria, chegando a uma conclusão do assunto, socializando a classe e mantendo a ordem adequada à metodologia da aula. (WESTPHAL; CARVALHO, 1984).
Para a aplicação da técnica do Debate é necessário dividir a sala em dois grupos, fazer com esta divisão seja feita mediante o sorteio, fazendo assim com que os grupos costumeiros se dividam. Um grupo defenderá o conceito e o outro fica com a função controversa. Lembrando que ambos terão que estar baseados em teorias plausíveis.
O professor dá as regras, exemplificando como será feito, e deixando em ênfase, que esta metodologia exige respeito como qualquer outra metodologia aplicada em sala. Inicia-se o debate, um grupo lança uma discussão e o outro tentará se defender.
Ao final da aula, o professor faz um apanhado geral do assunto e decide quais dos grupos melhor se desempenhou na atividade, merecendo a melhor nota.
Mesmo que professor esteja disposto a incentivar a participação ativa dos alunos, seu sucesso vai depender de saber como organizar o debate para facilitar essa participação. Esta técnica: o Debate, tem eficácia comprovada que convém ao professor conhecer e experimentar (BORDENAVE; PEREIRA 1978).
Proposta de Atividade de Ensino Usando a Técnica do Debate
Serão utilizadas três aulas para a realização desta atividade, sendo que a primeira será para explicar o conteúdo proposto destacando que, a globalização consiste na crescente interligação ou interdependência entre todas as economias e povos do planeta, e que a tecnologia tem encurtado as distâncias entre as mais diversas sociedades, esclarecendo desse modo que a globalização é um fenômeno que se encontra presente nas mais diversas esferas (econômica, política, social, ambiental, cultural etc.), influenciando constantemente o desenvolvimento da sociedade.
A sala será dividida em dois grupos que discutirão idéias opostas ao tema proposta. O debate será mediado sobre  dois pontos principais, o primeiro grupo analisará a seguinte questão:As conseqüências da revolução técnico-científoca já se fazem sentir em todo o mundo, o aumento do desemprego, a substituição maciça de mão-de-obra por robôs ou por máquinas, a informatização de quase todos os setores com a introdução de computadores que funcionam isoladamente ou conectados a redes; a expansão da agropecuária que baseada na biotecnologia, que produz gêneros agrícolas ou criações geneticamente modificada. O texto terá uma ilustração ao lado para a melhor contextualização dos alunos.
O segundo texto trará outro lado da globalização e da tecnologia, sendo discutidas as seguintes questões: As conseqüências da revolução técnico-científica já se fazem sentir em todo o mundo. Por exemplo, atividades que eram exercidas por seres humanos estão sendo executadas por máquinas inteligentes. Além disso, as redes estão interligadas por computadores, de qualquer lugar do mundo as pessoas podem fazer movimentar suas contas bancárias, enviar mensagens, conhecer pessoas distantes, ou fazer compras pela internet, esse texto também terá uma ilustração ao lado para melhor compreensão dos alunos. Para o desenvolvimento dessa atividade será utilizada como referencia básica o livro didático VESENTINI, j. William, VLACH, Vânia. Geografia Critica: Geografia do mundo industrializado sobre o seguinte questionamento: Quais são limites e as possibilidades da tecnologia e dos meios de comunicação na atualidade?
 A sala será dividida em dois grupos, a distribuição dos textos se fará através de sorteio. Cada grupo terá vinte minutos para realizarem a leitura do texto e organizarem suas idéias. Posteriormente cada grupo terá mais vinte minutos para apresentar suas considerações. Ao termino das apresentações preliminares cada equipe terá dez minutos para contrapor as idéias do outro grupo. O professor deve estar a todo o momento mantendo a disciplina da classe, evitando qualquer tipo de ofensa desagradável a metodologia da aula.
 Ao final da metodologia aplicada, o professor deve avaliar seus alunos de forma a qual grupo melhor se posicionou e teorizou as respostas dadas. Não necessariamente se chegará a uma conclusão única, para finalizar os grupos deverão apontar tópicos com as considerações que eles obtiveram com relação à visão do grupo oposto.
Considerações Finais
            O debate proporciona diversas vantagens para o ensino aprendizagem, em geral, tem como objetivo a formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade, pois, desenvolve nos alunos a habilidade da argumentação. Tal prática também representa uma alternativa para os professores que buscam soluções mais criativas e motivadoras para suas aulas. O debate, como estratégia, provê um ambiente propício para que os alunos aprendam a argumentar, isto é, que se tornem capazes de reconhecer as afirmações contraditórias e aquelas que dão suporte às afirmações.
            O movimento da troca de idéias e da construção de conhecimentos é reforçado durante um debate e, desse modo, os alunos têm a chance de compreender melhor o a importância do trabalho coletivo. Existe a necessidade de o professor estar atento a algumas limitações que eventualmente podem ocorrer, como possíveis limitações da classe, pode ocorrer a principio uma resistência por parte dos alunos e também das limitações físicas que a escola publica pode apresentar.
 Fica claro que o planejamento de um debate é essencial para o seu desenvolvimento adequado, da mesma forma que para qualquer atividade pedagógica, sendo que deve levar em consideração desde as estratégias de sensibilização e de escolha do tema, os materiais de apoio como textos, charges, vídeos, coleta de dados em campo, a forma de registro das idéias discutidas, até a avaliação dos alunos.
Nessa atividade é importante garantir a participação constante de todos os alunos envolvidos nesse processo, só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.
Referencias Bibliográficas
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino e aprendizagem.Petrópolis.Vozes,1978. 
WESTPHAL, Márcia Faria; CARVALHO, Márcia. Técnicas de Ensino a Formação do Pediatra, São Paulo, 1984.

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