sexta-feira, 13 de maio de 2011

Atividade de Iniciação Cartográfica - Revista Nova Escola (maio 2001)


Atividade: Leitura e análise de mapas e imagens

Objetivos
- Identificar elementos em uma foto ou imagem de um lugar conhecido.
- Fazer um croqui, identificando as feições principais do lugar.
- Generalizar informações da imagem e criar uma legenda.

Conteúdos
- Elementos de um mapa.
- Produção cartográfica.

Anos
4º e 5º.
Obs.: sugiro que apliquem esta ativbidade no 6º ano caso os alunos não tenham iniciado a alfabetização cartográfica (profª Jully).

Tempo estimado
Três aulas.

Material necessário
Cópias de imagens aéreas ou fotos de satélite dos bairros que ficam ao redor da escola (podem ser retiradas do Google Earth ou Google Maps), papel vegetal, lápis, borracha, lápis de cor, fita adesiva e papel sulfite.

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Para incluir alunos com deficiência visual, além de utilizar imagens com elementos destacados em relevo, é possível trabalhar a descrição das paisagens, feita com base em textos escritos pelos próprios alunos e construir uma maquete simples dos arredores da escola. No lugar da identificação por letras, proponha a classificação com outros materiais, de texturas diferenciadas - alfinetes, tachinhas etc. Ofereça ao aluno cego o mapa em relevo e peça para que construa o croqui pontilhando os contornos. Ele também pode usar barbantes para fazer isso. Amplie o tempo de realização desta etapa e estimule as discussões em duplas ou em pequenos grupos. Isso contribui para que o aluno consiga acompanhar com mais detalhes o trabalho realizado. Registre todas as observações e faça com que o aluno tenha as anotações em braile. Antecipe as etapas da sequência e proponha ações em conjunto com o responsável pela sala de recursos para reforçar os conteúdos trabalhados.

Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha que os alunos, em duplas, observem a imagem e falem sobre o que estão vendo. Oriente que identifiquem áreas ocupadas com moradia, rua de comércio, terrenos baldios e outras feições que se destacam na área. Pergunte o que mais identificam. Organize com a turma a identificação desses elementos, indicando-os por letras. Eles devem escrevê-las sobre a imagem.

2ª etapa
Mostre aos alunos como são obtidas essas imagens. Se usar imagem do Google Earth ou Google Maps, explique que se trata de um programa de computador que tem por finalidade apresentar um modelo tridimensional da Terra organizado com base em imagens de satélite obtidas de diferentes fontes. Oriente os estudantes a observar os tipos de ocupação.

3ª etapa
Peça que colem, com uma fita adesiva na parte superior, uma folha de papel vegetal sobre a foto (de maneira que possam levantá-la para observar). Eles vão fazer um croqui da imagem com base nas observações e nos registros realizados na etapa anterior. Diga que iniciem pelas letras que foram escritas sobre a imagem, marcando-as sobre o papel transparente. Depois, devem delinear as principais ruas, avenidas e praças da área representada. Dependendo da escala da imagem, eles poderão escrever o nome das ruas. Coletivamente, construa uma legenda para identificar os tipos de ocupação do solo que ocorrem na área representada na imagem (áreas construídas, verdes, desocupadas, industriais, pastagem etc.). Oriente a turma a pintá-las no papel transparente com as cores correspondentes. Ao término do croqui, peça que escrevam como título o nome da área abrangida (nome do bairro, por exemplo). Em seguida, eles devem inserir uma folha de papel em branco sob o papel transparente e observar o croqui.

4ª etapa
Peça que comparem o croqui com a imagem e digam que diferenças notam entre esses dois tipos de representação do espaço. Faça uma roda de discussão sobre o trabalho. Pergunte como a atividade ajudouos a pensar sobre como são feitos os mapas. O que eles fizeram? Por quê? O que aprenderam? Que dúvidas ainda permanecem? O que gostariam de saber mais? Os alunos poderão anotar suas conclusões e produzir um texto com base nas questões acima.

Avaliação
Registre as dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas, de maneira que tenha indicativos para atividades complementares. Ao ler os textos, avalie se eles alcançaram os objetivos definidos no início.

Consultoria: Rosângela Doin de Almeida
Livre-docente em Prática de Ensino de Geografi a pela Unesp.